Lesões típicas de ciclismo e como lidar com elas

Aqui está uma olhada nas lesões de ciclo mais prevalentes e como evitá-las da melhor maneira.

Lesões típicas de ciclismo e como lidar com elas

É um equívoco comum que a maioria das lesões relacionadas ao ciclismo resultam de colisões. Na verdade, a menos que você seja um piloto profissional, onde bater é um risco comum, você provavelmente sofrerá lesões / condições que poderiam realmente ser evitadas.

Aqui está uma olhada nas lesões de ciclo mais prevalentes e como evitá-las da melhor maneira.

Os locais onde seu corpo entra em contato com a bicicleta são freqüentemente de onde a maioria dos problemas se originam, principalmente devido ao mau posicionamento: seu traseiro, mãos e pés.

1. Inferior

A lesão mais comum que afeta o humilde traseiro são as feridas em sela. Elas são causadas por fricção e fricção da pele pelo tecido do short quando você se senta e se movimenta na sela. Se você está fazendo algum tipo de quilometragem séria, um short decente acolchoado que se encaixe bem é uma necessidade absoluta.

Muitos shorts modernos vêm com inserções de ‘camurça’ hipoalergênicas com ajustes para se adequar às formas do corpo masculino e feminino. Também vale a pena considerar o creme de camurça – um creme hidratante que é aplicado na almofada do short para deixá-lo ainda mais macio. Muitos profissionais usam creme devido aos longos quilômetros que passam na sela apenas para ter um pouco de proteção adicional.

Nunca use roupas íntimas sob shorts de ciclismo!

NOTA: Nunca use roupas íntimas sob shorts de ciclismo! Você só vai se arrepender !! Um bom short com um ajuste confortável é um caso simples de prevenção ao invés de cura.

2. Mãos

“Mãos entorpecidas” é algo que muitos ciclistas podem sofrer de vez em quando. É causada pelo excesso de pressão no nervo ulnar (o maior nervo desprotegido do corpo ligado ao dedo mínimo e subindo pelo braço). A melhor maneira de aliviar isso é verificar sua posição na bicicleta. Pode ser que você esteja se inclinando muito para a frente e sobre a roda dianteira, de modo que sua distribuição desigual de peso, em vez de estar equilibrada entre as costas e as mãos / braços, cause pressão extra em suas mãos. Outra razão é porque você pode estar segurando o guidão com muita força; obviamente, um aperto firme nas barras é importante, mas você certamente não deve ser capaz de ver o branco dos nós dos dedos.

Se você está confiante de que sua posição e empunhadura estão boas, mas ainda sofre de dormência, tente mudar regularmente a posição de suas mãos nas barras, de caídas para os topos e os capuzes. Apesar de andar durante anos, ocasionalmente fico entorpecido, mas simplesmente mudar de posição logo resolve.

3. Pés

A forma como os seus pés se prendem aos pedais através do grampo na parte inferior do seu sapato de ciclismo é de vital importância. Se não for configurado corretamente, pode causar uma variedade de lesões, algumas delas graves, desde os próprios pés até os tornozelos, joelhos e costas.

Primeiro, vamos começar com um problema comum de ‘pé quente’. É uma dor em queimação que se irradia da planta do pé em direção aos dedos dos pés e pode ser insuportável. Eu sei, já sofri com isso algumas vezes e é extremamente desagradável. É causada por uma pressão que comprime os nervos entre os ossos metatarsais e ocorre mais comumente em passeios mais longos e mais íngremes, devido ao estresse constante e intenso colocado no pé durante a escalada. O calor também é um fator, pois seus pés incham dentro do calçado, aumentando a pressão.

Isso pode ser um problema que surge raramente, mas se for um problema regular, você precisa considerar algumas coisas. Em primeiro lugar, o tamanho e a largura do sapato. Se o seu pé é um pouco confortável, procure um sapato que deixe um pouco mais de espaço na caixa do dedo do pé para permitir que o pé se “espalhe” um pouco mais. Observe também a largura do pedal. Se você estiver usando pedais pequenos do tipo ‘SPD’ com uma área de superfície pequena, considere mudar para um pedal com uma área de superfície maior que distribuirá melhor a pressão. Considere também o posicionamento da presilha no sapato. Mover a presilha para trás pode aliviar a pressão, mas isso só deve ser feito em pequenos incrementos depois de examinar primeiro as opções mencionadas anteriormente.

4. Joelhos

Provavelmente, o problema mais comum de todos os ciclistas que usam um sistema de grampo fixo é a dor no joelho. Se não for corrigido, isso pode levar a tendinite e outras condições.

Não crie o hábito de andar com uma grande marcha o tempo todo.

Antes de examinarmos os problemas decorrentes do posicionamento incorreto da presilha, vale a pena mencionar que muitas lesões em torno do joelho são decorrentes do simples fato de aplicar muita força no próprio joelho. Embora o ciclismo seja um esporte sem impacto, os joelhos ainda podem ser submetidos a tensões que podem causar problemas significativos. O simples uso de uma engrenagem muito grande (baixa cadência e alta pressão) pode causar dor anterior no joelho (tendinite patelar), então uma maneira simples de evitar isso é manter as engrenagens médias a baixas e apenas empurrar uma engrenagem maior quando você estiver em um nível razoável de ginástica. Certamente não crie o hábito de andar sempre com uma grande marcha, pois esta é uma receita para o desastre.

Posição incorreta da presilha: se suas presilhas não estiverem configuradas corretamente, pode não ser aparente a princípio. Somente depois de pedalar por algumas horas os sinais indicadores virão à tona, principalmente na forma de dor no joelho devido ao desalinhamento dos tendões que correm sob a rótula. Existem muitos guias online para configurar suas travas corretamente, então invista tempo para fazer isso da maneira certa. Lembre-se de que, ao ajustar as presilhas, faça isso de forma incremental, apenas 1-2 mm de cada vez, não apresse.

5. Dor nas costas

Isso tende a aumentar com o tempo e é algo que muitos pilotos ignoram, até a dor ficar muito forte. As razões para a dor nas costas são várias. Pode ser simplesmente um caso de uso excessivo, especialmente para ciclistas que são novos no esporte, mas até mesmo profissionais experientes. Além da fadiga geral, as origens da dor nas costas podem ser atribuídas ao mau posicionamento; Selim muito alto, inclinado para baixo ou para cima, alcance do guiador muito longo e esticado ou guiador muito baixo causando extensão excessiva.

Não existe uma solução simples para a dor nas costas além de adotar uma abordagem metodológica para sua posição na bicicleta

Não existe uma solução simples para a dor nas costas além de adotar uma abordagem metodológica para sua posição na bicicleta. Considere alguns conselhos de especialistas ao conseguir um ajuste de bicicleta ou procure na Internet conselhos sobre o posicionamento correto. Incorporar exercícios de força central em sua rotina também pode ajudar, assim como exercícios específicos para as costas, já que muitos ciclistas têm uma postura inadequada devido à postura curvada que adotam por longos períodos de tempo.

Só para adicionar um contexto, eu sofria de dores leves na parte inferior das costas como profissional de vez em quando, embora achasse que minha posição na bicicleta estava boa. O que fiz foi iniciar uma rotina diária de exercícios básicos, incluindo alguns ‘alongamentos de gato’ (flexões das costas curvando a coluna). Não sinto dor lombar desde … e isso foi há 5 anos. A prevenção é definitivamente melhor do que remediar!


Matheus Almeida
Matheus Almeida
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