10 erros de ciclismo a evitar
Há uma série de erros comuns de ciclismo que os novos ciclistas costumam cometer quando começam. Certifique-se de evitar esses 10.
Quer você seja novo no ciclismo ou um veterano com milhares de quilômetros nas pernas, todos cometemos erros. É a maneira como aprendemos, o ‘ciclo de aprendizagem experiencial’ por assim dizer. Portanto, antes de fazer mais nada, dê uma olhada nesses erros comuns de ciclismo, espero que eles o ajudem e possam até mesmo melhorá-lo como ciclista.
- 1. Altura da sela
- 2. Não abastecendo corretamente para um passeio
- 3. Travagem nas curvas
- 4. Sem sobressalentes ou ferramentas
- 5. Pegando forte no freio
- 6. Cavalgando muito longe, muito difícil, muito cedo
- 7. Manutenção deficiente da bicicleta
- 8. Roupa inadequada
- 9. Não usando engrenagens de forma eficiente
- 10. Corrente barulhenta
1. Altura da sela
Além dos pneus macios, a altura do selim é um dos principais motivos pelos quais você pode ser ineficiente como piloto, já que um selim colocado muito alto ou muito baixo significa que a força das pernas não será entregue corretamente. Como um guia para acertar a altura do selim, faça o seguinte:
- Ande com o calcanhar no pedal.
- Quando sua perna está bem no fundo da pedalada, sua perna deve estar quase reta, mas não totalmente.
- Coloque sua sela nesta altura.
- Então, ao andar com o pé na posição ‘normal’ (dedão do pé sobre o centro do eixo do pedal), você deve conseguir uma ação de pedalada eficiente, a uma altura ideal.
- Não tenha medo de ajustar um pouco mais alto ou mais baixo a partir deste ponto, apenas para ajustar as coisas, se necessário.
- Você ainda deve ser capaz de tocar o solo com os dedos dos pés de cada lado da bicicleta enquanto estiver sentado no selim.
2. Não abastecendo corretamente para um passeio
Para corredores, a frase comumente usada ‘bater na parede’ refere-se ao ponto em que o corpo fica sem combustível / energia e para. Os ciclistas geralmente se referem a essa ocorrência como ‘bonk’ e é algo que terá acontecido com a maioria dos pilotos em algum momento, até mesmo os profissionais. Ao sair para um passeio, leve um pouco mais de comida do que você realmente precisa e talvez duas garrafas, especialmente se estiver viajando em áreas mais remotas, onde há pouca chance de encontrar um lugar para conseguir suprimentos. Planeje com antecedência, pois ter um pouco de comida / bebida de reserva é melhor do que correr o risco de quebrar.
3. Travagem nas curvas
Este é um erro de ciclismo muito comum, especialmente entre novos ciclistas. A técnica mais segura e eficiente é frear antes da curva, não freando realmente como você está na curva, pois fazer isso com sua bicicleta inclinada em um ângulo pode resultar na bicicleta travar e você perder o controle e bater.
A técnica mais segura e eficiente é frear antes da curva, e não frear de fato quando você está na curva.
Para frear com segurança, você deve fazê-lo ao se aproximar de uma curva, certificando-se de frear suavemente, mas o suficiente para atrasá-lo até o ponto em que possa contornar a curva com segurança. Lembre-se de freiar mais cedo em condições de chuva, pois a distância de parada será maior, especialmente para aqueles com pinça em vez de freios a disco.
4. Sem sobressalentes ou ferramentas
Ao sair em um passeio, você precisa se certificar de que embalou algumas peças sobressalentes e ferramentas essenciais que podem levá-lo para casa, caso haja algum problema. Como guia, sempre levo comigo os seguintes itens, que podem ser guardados em um alforje sob sua sela ou distribuídos em seus bolsos:
- 2 x tubos internos
- Alavancas de pneu
- Patches (stick instantâneo no tipo são melhores)
- Mini bomba (ou inflador de CO2)
- Multi ferramenta (de preferência com extrator de elo de corrente)
5. Pegando forte no freio
Quando precisar reduzir a velocidade, não ‘agarre’ apenas no freio. A frenagem deve ser feita de maneira controlada para que a distribuição de seu peso na bicicleta permaneça o mais estável possível. Os perigos de uma travagem repentina incluem perda de controle e estabilidade e, em alguns casos, pode resultar em você voando por cima do guidão. Para garantir uma frenagem segura, você deve olhar bem para a frente, antecipar e frear continuamente usando a dianteira e a traseira simultaneamente, com um pouco mais de ênfase no freio dianteiro.
6. Cavalgando muito longe, muito difícil, muito cedo
Conheça sua habilidade e ande dentro dela. Não há nada de errado em mirar alto, mas a chave para alcançar suas ambições é crescer continuamente. O ciclismo é um esporte difícil, mas maravilhosamente recompensador. Não abata a sua confiança fazendo muito cedo, já que um bom treinamento consistente e constante é o que lhe trará progresso ao invés de tentar martelá-lo desde o início.
7. Manutenção deficiente da bicicleta
Novamente, esta é uma informação básica, mas importante tanto do ponto de vista da conveniência quanto da perspectiva da segurança. Adquira o hábito de verificar regularmente sua bicicleta e mantê-la bem cuidada, especialmente se você não quiser o constrangimento de ter que ser resgatado na beira da estrada. Preste atenção especial aos freios, marchas, guidão e pneus e limpe e lubrifique regularmente a corrente. Faz sentido que sua bicicleta seja reparada em intervalos regulares, especialmente se você não tiver certeza ou tiver dúvidas em relação a uma parte mais complexa da bicicleta. O melhor conselho é não arriscar.
8. Roupa inadequada
Este é mais um elemento do ciclismo que você precisa planejar, caso contrário, você pode se sentir infeliz durante um passeio ou, pior ainda, em extrema dificuldade. Certifique-se de verificar a previsão do tempo para toda a duração do seu passeio. Pense na duração da viagem que você está planejando e veja se as condições meteorológicas podem mudar.
Em condições mais frias, é melhor vestir-se um pouco exageradamente do que sob o vestido.
Em condições mais frias, é melhor vestir-se um pouco mais do que sob o vestido, pois você sempre pode tirar as camadas se estiver muito quente ou abrir o zíper para deixar o ar frio entrar. Por exemplo, a temperatura do seu corpo pode cair rapidamente, então sempre leve uma camada à prova de vento / impermeável e / ou gilete que possa ser guardada em seu bolso. Isso se torna ainda mais importante se você estiver pilotando em um terreno acidentado com mudanças drásticas de elevação, onde você poderia estar muito quente na subida, mas congelando na descida devido à sensação térmica.
9. Não usando engrenagens de forma eficiente
As engrenagens ajudam a melhorar a eficiência de sua potência em diferentes terrenos, portanto, certifique-se de usá-las corretamente. A maioria das bicicletas terá mais de 20 marchas, oferecendo uma ampla escolha de proporções para atender a todas as habilidades. Pode demorar um pouco para descobrir que engrenagem funciona para você, mas com certeza você não deve pedalar tão furiosamente a ponto de seu corpo começar a balançar de um lado para o outro enquanto faz 10 mph em um trecho plano da estrada. No outro extremo do espectro, você não deve tentar girar uma marcha grande para que cada rotação do pedal seja como fazer uma sessão de pesos e seus joelhos comecem a doer.
Como guia, sugere-se que no plano você deve tentar manter uma cadência de 70-90 rpm (rotações do pedal por minuto). Certifique-se de mudar para as marchas mais fáceis para subidas e subir para as marchas mais difíceis para as seções de declive mais planas da estrada. Isso pode parecer básico, mas acredite em mim, é mais comum do que você imagina, se a quantidade de pessoas que vejo lutando com a marcha errada for alguma indicação.
10. Corrente barulhenta
Uma corrente que range não só irrita você e seus companheiros de viagem, mas também não vai fazer muito bem a corrente ou cassete da sua bicicleta (engrenagens no cubo traseiro), já que o som é o atrito desgastando seus componentes. Então, coloque um pouco de óleo leve ou lubrificante de corrente (há uma grande variedade disponível para andar molhado e seco) limpe o excesso e pronto! Chega de guinchos e sua corrente (e outros componentes) ficarão gratos e durarão muito mais tempo do que poderiam ter durado de outra forma.