As 10 principais dicas de manutenção de bicicletas
Manter sua bicicleta bem cuidada vai economizar tempo e dinheiro a longo prazo, então descubra como manter sua bicicleta em ótimas condições.
Manter sua bicicleta bem cuidada vai economizar tempo e dinheiro a longo prazo, então descubra como manter sua bicicleta em ótimas condições.
Assim como seu corpo, sua bicicleta precisa de um nível semelhante de TLC se for capaz de fazer o que foi projetada; entregando-o com segurança, prazer, conforto e eficiência de A a B. Manter o controle da manutenção básica prolongará drasticamente a vida útil de seus componentes, o que, por sua vez, economizará seu dinheiro. Isso também elevará sua experiência de pilotagem, o zumbido suave e eficiente da corrente e das engrenagens e o barulho da borracha no asfalto, em vez do barulho desajeitado de engrenagens mal ajustadas e o barulho de uma corrente seca. Você também economizará um tempo valioso que pode ser melhor gasto girando em torno das pistas do país, em vez de ficar na beira da estrada sem sinal de telefone e uma corrente quebrada …
1. Mantenha sua bicicleta limpa
Uma bicicleta que é limpa regularmente será muito mais fácil de manter. Um balde de água quente com sabão e uma esponja bastam, com um desengraxante aplicado na corrente. Depois de enxaguar, seque a bicicleta e adicione um lubrificante leve nas engrenagens e na corrente antes de limpar com um pano. Uma lavagem completa como essa é essencial após um passeio em tempo chuvoso, especialmente nos meses de inverno, quando os sais corrosivos da estrada cobrem as partes móveis da sua bicicleta. Fazer isso prolongará a vida útil de seus componentes quando eles estiverem mais vulneráveis e significa que você está pronto para partir em sua próxima viagem. Economiza dinheiro, economiza tempo. Faça parte do seu ritual.
2. Pneus
Antes de cada viagem, verifique se os pneus não estão excessivamente gastos e, em particular, observe se há cortes ou pederneiras / pedras / vidros na banda de rodagem, removendo qualquer um que possa causar um furo. É surpreendente como os seus pneus irão melhorar, principalmente quando as estradas estão molhadas. É um procedimento fácil, rápido e que realizo religiosamente antes de cada pedalada. Certifique-se também de que eles estão bombeados para uma boa pressão (90-100 psi é o ideal). Muito duro e você corre o risco de furos, tração reduzida e um passeio desconfortável. Mole demais e você vai sentir que está andando na areia!
3. Freios
Certifique-se de que seus blocos de freio não estão desgastados e podem pará-lo com eficiência. Dê uma olhada para ver como eles estão desgastados. Haverá um ponto em que o bloco estará tão desgastado que você corre o risco de frear com metal sobre metal ou carbono. Você saberá que este é o caso se sentir uma ‘textura áspera’ na frenagem, muitas vezes acompanhada por um som estridente. Além de não pará-lo corretamente (ou de jeito nenhum), você também vai estragar tudo.
4. ‘Range’ e ‘bate’
De vez em quando, é aconselhável verificar se há sinais de jogo (movimento lateral) nos fones de ouvido e nas manivelas. Essas peças da bicicleta sofrem grande torque e pressão e podem se soltar com o tempo. No entanto, se não for tratada, as peças podem se desgastar de forma irreparável e / ou falhar catastroficamente, portanto, mantenha-as apertadas.
Para verificar se há jogo no fone de ouvido, puxe o freio direito para travar a roda dianteira e balance a bicicleta para frente e para trás. Se tudo estiver bem, a moto se sentirá “como uma”, sem som de batidas. Se solto, você verá o fone de ouvido movendo-se independentemente do tubo da cabeça e batendo … a bicicleta ficará muito instável. Para verificar suas manivelas, tente puxar a manivela para longe do quadro lateralmente; não deve haver jogo algum. A maioria dos sons de “batidas” emitidos por sua bicicleta se originam aqui.
5. Sela que range
Outra área que requer muito martelo é a sela. Vamos enfrentá-lo, você começaria a resmungar um pouco se sua função principal na vida fosse ficar sentado o tempo todo, não é? Freqüentemente, as selas rangem, ritmicamente, a cada pedalada. Para remediar, remova a sela da braçadeira, limpe os trilhos e aplique algumas gotas de óleo leve antes de limpar. Em seguida, substitua.
6. Engrenagens
A maioria das marchas é pré-indexada atualmente, mas ainda garante antes do deslocamento que elas mudem corretamente em todas as relações de marcha, pois você pode ser pego em uma subida íngreme se não conseguir obter as engrenagens mais baixas. Além disso, mantenha as rodas giratórias em movimento livre, limpando-as e aplicando lubrificante de vez em quando. Esta parte da bicicleta é freqüentemente negligenciada e pode rapidamente se tornar vítima de um acúmulo sólido de sujeira oleosa compactada, bem como de um barulho irritante.
7. Verifique seus cabos!
Você não mudará de marcha e, pior, não parará se os cabos de sua bicicleta falharem. Os cabos nunca se rompem repentinamente, eles se desgastam com o tempo: um desgaste que geralmente não é visto sob o invólucro externo. Verificar os cabos não é algo que precise ser feito em cada viagem, pois um conjunto bem conservado deve durar muito tempo. A cada poucos meses (dependendo do uso), especialmente durante o inverno, quando a corrosão é sempre uma ameaça, deve ser o ideal.
Simplesmente remova os cabos da caixa e verifique se há cabos desgastados ou corrosão. Se tudo estiver bem, aplique um pouco de lubrificante ou graxa nos cabos com um pano antes de colocá-los de volta na caixa do cabo. Verifique também se há rachaduras e dobras no invólucro, pois isso pode acelerar o desgaste do cabo interno se o cabo não tiver uma passagem suave.
8. Rodas
Certifique-se de que ambos são verdadeiros girando-os enquanto estiver na bicicleta. Eles não devem travar ou ‘balançar’ lateralmente. Além disso, aperte suavemente os raios usando a mão, tensionando-os uns contra os outros para verificar se nenhum está solto. Todos os raios devem ter a mesma tensão. Se uma está frouxa, precisa ser apertada e será a razão pela qual sua roda está fora de alinhamento. NOTA: Truir uma roda é uma habilidade. A menos que você esteja confiante nisso, leve o seu volante para ser consultado em uma loja de bicicletas.
9. Sela / barras / haste
De vez em quando, vale a pena dar uma olhada na sua bicicleta, certificando-se de que o guiador, o selim e o pino do selim estão firmes, pois essas são as áreas que recebem um alto nível de estresse. Vale a pena investir em uma chave allen de torque para obter o ponto de aperto, especialmente se você tiver um poste ou guiador de carbono. Carbon não está interessado em ser excessivamente tenso, pois descobri meu custo há alguns anos …
10. Corrente barulhenta
Quem na terra gosta de correntes barulhentas ?! Além de ser extremamente irritante, não fará nenhum bem à sua corrente ou cassete, pois o ruído é o som da fricção entre a cassete e a corrente; Atrito que está gradualmente desgastando ambos os componentes. Cuide da sua corrente e ganhe mais amigos, colocando um pouco de lubrificante leve e enxugando o excesso, retornando assim um ‘zumbido’ suave em vez de um ‘guincho’ irritante.
NOTA: Se você não tiver certeza sobre como ajustar qualquer coisa em sua bicicleta, especialmente trabalhos maiores, como a remoção do suporte inferior, etc., não tente fazer você mesmo. Leve-o a uma loja de bicicletas local para reparos e tranquilidade.